A Televisão e o Serviço Público (Eduardo Cintra Torres)


A TV foi uma ferramenta de unificação e de conformação da população à ideologia dominante. O que estava fora da TV era marginal. Ela mantinha as pessoas em casa, em família, ligava gerações e pessoas. Como a imprensa do século XIX, ela criou novas comunidades imaginadas, as nações da segunda metade do século XX. Encorajou novos comportamentos nacionais, para com as pessoas em redor, e convidou-as a ficar em casa, domesticando-as.
Pag.29 e 30.

As prelecções políticas do chefe do Governo [Marcelo Caetano] terão criado um efeito contrário ao desejado: ao “naturalizarem” o primeiro-ministro, tornavam-no vulnerável. Ao querer distinguir-se de Salazar, Caetano enfraquecia a aura de distância e de génio solitário que o seu antecessor criara.
Pag.50.

Ao chegar ao fim do monopólio (1957 – 1992), a RTP era uma empresa triplamente inchada: tinha a soberba da supremacia absoluta de audiências; uma capacidade financeira que lhe permitia “limpar” o mercado, deixando menos opções aos concorrentes; e uma dimensão exagerada, resultado do carácter de “função pública” e das sucessivas entradas de pessoal político com as mudanças de governo, alimentando “prateleiras” desocupados ou inúteis.
Pag. 51 e 52

A TV pública concretizou de novo, dois mil anos depois, o célebre lema latino de Juvenal panem et circenses, sendo ela uma parte do circo que acompanha o pão oferecido ao povo por outros serviços do Estado. Ao longo de décadas, a TV pública, por toda a Europa, forneceu literalmente circo, futebol e canções para entreter o povo.
Pag. 81

Esta entrada foi publicada em Livros. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s